Tratamentos

Estamos aqui para ajudar você com suas necessidades nutricionais especializadas, focadas em alergias e intolerâncias alimentares.

Frutose

Dificuldade em digerir a frutose, sacarose e sorbitol encontrado em diversos alimentos.

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico a determinados alimentos que são identificados erroneamente como uma ameaça ao organismo. Quando uma pessoa com alergia alimentar consome ou, em alguns casos, entra em contato com o alimento desencadeante, o sistema imunológico libera substâncias químicas, que causam os sintomas alérgicos.

Reações adversas a conservantes, corantes e outros aditivos químicos presentes em alimentos industrializados.

  • Leite de vaca

  • Ovos

  • Amendoim

  • Nozes e castanhas

Glúten:
O que é Alergia Alimentar?
Diferença entre Alergia e Intolerância Alimentar
Principais Alimentos Causadores de Alergia
Aditivos Alimentares:
Lactose:
O Que é Intolerância Alimentar?

A intolerância alimentar ocorre quando o organismo tem dificuldade em digerir certos alimentos ou ingredientes, causando desconforto gastrointestinal e outros sintomas. Diferente de alergias alimentares, que envolvem o sistema imunológico, a intolerância está relacionada à dificuldade em processar nutrientes específicos, como a lactose, o glúten, a frutose e outros componentes do alimento.

  • Soja

  • Peixes e frutos do mar

  • Trigo.

Sintomas de Alergia Alimentar

#Urticária ou coceira na pele

#Inchaço nos lábios, língua ou garganta

#Dificuldade para respirar

#Dor abdominal, vômitos ou diarreia

#Tontura ou desmaio

#Anafilaxia (reação alérgica grave que requer atendimento médico imediato).

Diagnóstico e Tratamento

#Os sintomas podem variar de leves a graves e incluem:

A orientação nutricional é fundamental para evitar deficiências nutricionais e garantir uma alimentação equilibrada mesmo com as restrições, além de garantir as exclusões adequadas do alérgeno.

Especialista
Nutrição.
Geriatria
Pediatria

A nutrição em pediatria auxilia a criação de uma rotina alimentar saudável, primando pela qualidade de vida e promoção da saúde, como pode também atuar nos casos que em já haja um comprometimento desses. A nutrição infantil não se trata apenas de fornecer nutrientes, mas também de estabelecer hábitos alimentares saudáveis. Cuidando da alimentação infantil antes mesmo do nascimento.

A nutrição geriátrica cuida das necessidades nutricionais de idosos, tendo em conta as alterações que ocorrem com o envelhecimento. Uma alimentação correta durante a terceira idade é importante para nutrir adequadamente o corpo, fortalecer o sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças e estimular o bom funcionamento do organismo a fim de garantir uma boa qualidade de vida ao idoso. Respeitando a história de vida e alimentar.

Incapacidade de digerir a lactose, açúcar presente no leite e seus derivados, devido à deficiência da enzima lactase.

Sensibilidade ao glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio, que pode causar sintomas como inchaço, dor abdominal e fadiga.

Enquanto a alergia envolve o sistema imunológico, podendo causar reações graves como dificuldade para respirar e choque anafilático, a intolerância alimentar está relacionada à dificuldade do organismo em digerir certos alimentos e, geralmente, não envolve risco de vida, porém traz prejuízos a ela.

Tenho mais de 12 anos de experiência no cuidado da saúde intestinal, alergias e intolerâncias alimentares, pediatria e saúde do idoso, com especialização em nutrição clínica no GANEP-SP. Além de profissional, sou esposa e mãe, e acredito que a nutrição é fundamental para uma vida saudável e equilibrada.

O tratamento da intolerância alimentar inclui identificar os alimentos que causam desconforto e substituí-los por opções seguras e nutritivas. Determinar estratégias para reintrodução dos alimentos, quando possível. Um plano alimentar personalizado garante que você receba todos os nutrientes necessários sem comprometer sua saúde e qualidade de vida

O diagnóstico da alergia alimentar é feito por um médico alergista, com base no histórico clínico e, quando necessário, exames como testes cutâneos ou de sangue. O tratamento principal é a exclusão do alimento causador da alergia da dieta.